Home Livros e Filmes
Adoção de crianças com necessidades especiais PDF Imprimir E-mail

Título: Por causa de um colchão
Autor: Mafalda Pereira Boing
Editora: do Autor

Título: A adoção de crianças com necessidades especiais
Autor: Cezar, Clélia Zitto
Editora: Mimeo/GAARMELE

Título: A criança excepcional
Autor: Roucek
Editora: IBRASA
Sinopse: Este livro trata dos retardados físicos e mentais. Apresenta também minucioso estudo sobre os superdotados e orientação a respeito das mais modernas técnicas de reabilitação usadas em vários países e nos EUA.

Título: Educação motora em portadores de deficiência
Formação da consciência corporal
Autor: Chrystianne Simões Frug
Editora: Plexus
Sinopse: O livro mostra como atividades específicas de educação motora podem desenvolver e aprimorar a consciência corporal de crianças portadoras da Síndrome de Down e de Paralisia Cerebral. A experiência da autora revela, também, como a espontaneidade e a individualidade são preservadas e estimuladas com o desenvolvimento da consciência corporal.

Título: Aprendendo sobre a deficiência mental um programa para crianças
Autor: Solange Leme Ferreira
Editora: MEMNON
Sinopse: Com o intuito de minimizar os obstáculos decorrentes, principalmente, da desinformação enfrentados pelos portadores de deficiência mental, este livro traz uma proposta propícia ao momento em que se organiza, em nosso país, a inclusão de alunos especiais em escolas regulares
O material ora apresentado constitui uma sugestão preparo de crianças da escola regular, visando a sua convivência integrada com os novos companheiros portadores de necessidades educativas especiais. Professores, pais ou outros que se proponham a ser um educador poderão utilizar a sua experiência e criatividade para colocar em prática a programação aqui sugerida.
Os recursos utilizados são muito simples, fáceis de serem adquiridos os confeccionados. Trata-se, portanto, de uma proposta que poderá ser desenvolvida por qualquer educador que se dispuser a aceitar o prazeroso desafio de colocá-la em prática

Título: Como brincam as crianças surdas
Autor: DANIELE NUNES HENRIQUE SILVA
Editora: Plexus
Sinopse: O brincar, fonte promotora do desenvolvimento da criança, é a melhor forma de conhecermos os seus processos mentais, refinados com a mobilização da imaginação, da cognição e do afeto. E este é o tema que a autora há muito tempo estuda, trazendo agora ao leitor suas constatações da importância da relação entre a linguagem e o brincar. Suas reflexões mostram a riqueza da atividade infantil vista nos enunciados recriados no jogo imaginário que estão vinculados a cenas realmente vividas e observadas; essas relações compõem o tema central com ênfase nas possibilidades imaginativas da criança surda

Título: CONVERSANDO SOBRE SINDROME DE DOWN
Autor: Gilberto de Lima Garcias/Maria da Garça Martino Roth
Editora: Educat
Sinopse: Experiência de dois profissionais da área da genética transformada em livro. Mas nem o professor e médico geneticista Gilberto de Lima Garcias e nem a geneticista Maria da Graça Martino Roth se propuseram a escrever uma obra científica. Ambos, com mais de 20 anos de atuação, uniram seus conhecimentos para escrever um guia, um manual para pais e educadores de pessoas portadoras da Síndrome de Down: Conversando sobre Síndrome de Down (Educat, 80 páginas).
Garcias, conhecido nos meios nos quais atua como Cachoeira, resume: "É um livro para quem se depara com a Síndrome de Down pela primeira vez."
Tem razão. Na obra os dois profissionais abordam diagnóstico (no primeiro capítulo, Como os médicos diagnosticam a Síndrome de Down?, há até uma lista de sinais característicos de um bebê portador da doença), explicam o que é a Síndrome, os sentimentos experimentados pelos pais quando descobrem a doença, problemas de saúde característicos, sexualidade, desenvolvimento, até onde procurar auxílio e indicações para a consulta - na Internet inclusive. Informações que vêm à tona em um texto simples e claro, compatível à compreensão de não iniciados.

Título: CRIANÇAS COM EPILEPSIA
Autor: Helen Reisner
Editora: Papirus
Sinopse: Este livro, escrito por especialistas em epilepsia, aborda todos seus aspectos principais buscando auxiliar pais e familiares a enfrentar as manifestações diárias da doença, além de informar sobre a variedade de casos e diagnósticos. Um guia de grande utilidade para pais e educadores de crianças com necessidades especiais.

Título: Crianças e adolescentes com doença mental
Autor: Evelyn Mcelroy
Editora: Papirus
Sinopse: Esse livro foi escrito com a intenção de ajudar pais de crianças e adolescentes com doenças mentais a compreender o que é a doença, a perceber se o comportamento de seu filho é normal para a idade ou se precisa ser avaliado por especialistas, e como se articular em meio a questões médicas e educacionais. Aprender a lidar com a desordem de seu filho pode lhe permitir tornar-se sujeito facilitador das relações de seu filho com outras pessoas.

Título: Problemas de saúde mental das crianças: abordagem na atenção básica
Autor: EDITH LAURIDSEN-RIBEIRO & OSWALDO YOSHIMI TANAKA
Editora: Annablume
Sinopse: O livro apresenta ao leitor pesquisa realizada junto a médicos pediatras em um Centro de Saúde Escola da Cidade de São Paulo, com o objetivo de compreender como o atendimento médico na atenção básica aborda os problemas de saúde mental na infância. O trabalho permitiu identificar os distintos fatores envolvidos no processo de detecção e encaminhamento dos problemas de saúde mental das crianças em nível da atenção básica.

Título: Crianças de classe especial:efeitos do encontro da saude com a educação
Autor: Adriana Marcondes Machado
Editora: Casa do Psicologo
Sinopse: Com o presente livro, a Casa do Psicólogo inicia a série "Psicologia e Educação", visando oferecer textos de Psicologia aplicáveis ou aplicados à Educação. Pretende com isso contribuir para uma união entre essas duas áreas, união que na prática está sendo exercida de várias formas por psicólogos e educadores:
pela análise institucional da escola e da família, dado seu compromisso educacional com filhos ou alunos;
pela oferta de teorias que expliquem aspectos do desenvolvimento infantil, possibilitando uma compreensão de aprendizagem escolar, ou de suas dificuldades, no nível individual ou coletivo;
pela oferta de técnicas, favorecendo procedimentos de avaliação ou intervenção escolares;
pela análise e pela crítica dos modos como essas aplicações estão sendo feitas;
pela produção de pesquisas e de reflexões que contribuam à prática educacional e à crítica de suas distorções;
pela defesa de uma visão sintética dos aspectos psicológicos e pedagógicos de crianças ou adultos envolvidos com o ensino-aprendizagem de um conteúdo específico.
O texto pelo qual se inaugura esta série é exemplar neste sentido: mostra o "olhar" de uma psicóloga para um problema educacional, cada mais visível, mas muito longe de uma boa solução.
Como educadores, o que fazemos com as crianças que freqüentam as classes especiais?"

Título: Pais de crianças especiais
Autor: DONALD J. MEYER
Editora: M. Books
Sinopse: O livro, editado por Donald J. Meyer e lançado no Brasil pela editora M. Books, reúne depoimentos de pais, homens que foram convidados a falar sobre a experiência de ter filhos especiais e como isso mudou suas vidas. Este título é o primeiro escrito por pais para pais, mães, amigos e profissionais da área. “Jessica me ensinou o que é o amor verdadeiro. Poetas e padres, jovens amantes e idealistas profanam o conhecimento deste conceito, há anos. No silêncio de Jéssica, aprendi a verdadeira essência do amor: dar tudo e não esperar nada em troca.” Pais de Crianças Especiais é uma corajosa coleção de textos de pais que foram convidados a falar sobre a experiência de ter um filho especial e quanto isso mudou a vida deles. Dezenove pais olharam com introspecção e honestidade para este assunto profundamente emotivo, e ofereceram uma perspectiva raramente ouvida sobre a criação de filhos com necessidades especiais. Pais de Crianças Especiais, o primeiro livro escrito para pais por pais, também será de grande ajuda para as mães, a família, os amigos, prestadores de serviços, que vão apreciar este raro debate, e talvez aprendam com o que esses pais têm a dizer. “Esta poderosa coleção de textos revela a visão e o comportamento de pais de crianças especiais de uma maneira totalmente nova. As histórias são comoventes e ricas em sabedoria, contadas graciosamente. Pais de Crianças Especiais é uma adição bem vinda à literatura, mas o mais importante é que se trata de um livro honesto e corajoso”. Gilberto Gaui, duas vezes vencedor do Prêmio Pulitzer “Pais de Crianças Especiais é uma analogia multiforme da emoção humana, uma obra-prima poética, escrita pelo lado mais fraco do casal: os pais. Ao ler este livro, senti-me em uma montanha-russa, passando por uma série de descobertas e de obras de arte que eu, de fato, não seria capaz de pôr em palavras...Não há nada – absolutamente nada – que se compare a Pais de Crianças Especiais”. H. Rutherford Turnbull, III Co-Diretor do Beach Center on Families and Diisability.

Título: 96 perguntas sobre AIDS
Autor: Afonso Delgado Rubio
Editora: Scipione
Sinopse: O objetivo deste livro é prestar alguns esclarecimentos sobre essa doença que atinge tantas pessoas no mundo e ameaça as restantes, sujeitas ao contágio. Um pouco de conhecimento sobre o assunto pode ser de grande ajuda na eliminação de preconceitos em relação aos portadores do vírus e na diminuição das possibilidades de contágio, mediante a conscientização dos riscos envolvidos e a adoção de comportamentos preventivos

Título: Manual de ajuda para pais de crianças com paralisia cerebral
Autor: Silvio Camargo
Editora: Pensamento
Sinopse: Sílvio Camargo é fisioterapeuta formado pela Universidade de São Paulo. Há mais de vinte anos vem ensinando e realizando trabalhos nessa área. Neste livro, ele procura, de forma prática, esclarecer as dúvidas sobre o tratamento dessas crianças, dando informações que também são úteis para profissionais não especializados em paralisia cerebral, mas que precisam delas quando tiverem que lidar com esses casos em seus consultórios.