Home Livros e Filmes
Desenvolvimento / Educação PDF Imprimir E-mail

Título: A solidão das crianças
Autor: LILIAN KOS CHITMAN
Editora: Rosa dos Tempos
Sinopse: A autora pesquisa o papel da solidao no desenvolvimento da crianca, equilibrando o estar so e o estar com outro. Essa nova visao da solidao pode beneficiar a transformacao das criancas em adultos menos ansiosos, menos carentes e mais autoconfiantes.

Título: As crianças aprendem o que vivenciam
Autor: RACHEL HARRIS & DOROTHY LAW NOLTE
Editora: Sextante
Sinopse: As Crianças Aprendem o que Vivenciam se tornou um verdadeiro livro de referência por apresentar um conceito simples e claro sobre educação: as crianças aprendem o tempo todo através do exemplo dos pais. Este livro vai lhe ajudar a refletir sobre o exemplo que está dando aos seus filhos. Ele traz ensinamentos fundamentais para que os pais ajudem as crianças a lidar com o medo, a hostilidade e a inveja, assim como a desenvolver a autoconfiança, a coragem, o senso de verdade e justiça, o amor e o respeito pelos outros.

Título: Como educar crianças de temperamento forte
Autor: REX FOREHAND & NICHOLAS LONG
Editora: M. Books
Sinopse: Um verdadeiro passo a passo para os pais, o livro é fruto de mais de 40 anos de pesquisas dos autores, que já ajudaram milhares de pessoas em busca de soluções para os filhos que exigem atenção constante. Baseado em programa clínico, "Como Educar Crianças de Temperamento Forte" fornece conhecimentos e informações necessárias para um relacionamento harmonioso com toda a família e também lições de relacionamento e companheirismo. O livro inclui, ainda, um capítulo sobre TDAH -Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade, conhecido também como DDA - Distúrbio do Déficit de Atenção.

Título: Psicodrama com crianças: uma psicoterapia possível
Autor: Camila S. Gonçalves
Editora: Ágora
Sinopse O psicodrama ajuda as crianças na superação de obstáculos a seu desenvolvimento, através daquilo que ninguém lhes pode tirar -- sua imaginação. É através de jogos, brincadeiras e histórias, espontaneamente criados, que as crianças procuram lidar com o mundo que proporcionamos a elas. Um livro importante para os que querem se inteirar dos métodos e técnicas da terapia psicodramática com crianças.

Titulo: Perguntas que as crianças fazem e como respondê-las
Autor: MIRIAM STOPPARD
Editora: Globo
Sinopse Como encará-las? Privilegiando a verdade, a autora orienta os pais diante da curiosidade infantil sobre sexo, religião, morte etc. Respostas para cada faixa etária, dos 2 aos 11 anos.

Titulo: Jogos para crianças
Autor: JOSEF BROICH
Editora: Loyola
Sinopse Mais de cem novas brincadeiras com muito movimento, tensão e ação, do início ao fim. Jogos simples - sucesso garantido em atividades com crianças, em casa e na escola.

Titulo: Distúrbios de Aprendizagem: Proposta de Avaliação
Interdisciplinar
Autor: Sylvia Maria Ciasca (Org.)
Editora:Casa do Psicologo
Sinopse “Escrever e organizar esse livro, foram sem dúvida um marco na minha carreira acadêmica por dois motivos. O primeiro está ligado essencialmente ao tema, estudar os Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem, faz parte de toda a minha formação profissional e tenho notado com o transcorrer dos anos, que cada vez mais a busca de conhecimento na área torna-se envolvente e atual. Hoje diferentemente de há 20 anos atrás quando comecei, as equipes multiprofissionais florescem, houve enorme desenvolvimento científico e tecnológico nos processos avaliativos, possibilitando conhecer mais a criança que aprende, a escola que propicia a aprendizagem, métodos de ensino específicos; mas, ainda continuamos a buscar respostas que justifiquem a pergunta: porque esta criança não aprende? E, com certeza, nos próximos anos continuaremos a encontrar novos caminhos que levem a uma resposta cada vez mais objetiva e clara para esta pergunta.
O segundo motivo, refere-se ao fato de que este livro consegue unir pessoas importantes na minha vida, juntando os elos de uma cadeia de “repasse do conhecimento científico”. Aprendi muito com a Profa. Dra. Maria Valeriana Leme de Moura-Ribeiro e com a Profa. Dra. Vanda G. Gonçalves, assim como obtive apoio incondicional de todos os membros da Disciplina de Neurologia Infantil, Departamento de Neurologia, Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP. E, seguindo esta corrente, tive a honra de ter como parceiras neste volume, minhas alunas de mestrado e doutorado do Curso de Pós Graduação em Ciências Médicas, que demonstraram com o transcorrer dos anos, não só capacidade científica, mas coragem em abraçar uma causa difícil como o estudo contínuo dos Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem.”

Título: Crianças Rotuladas
Autor: ROBERT J. STERNBERG & ELENA L. GRIGORENKO
Editora:Art Med
Sinopse Este é um livro que provoca muita reflexão e oferece idéias essenciais sobre as dificuldades de aprendizagem, em especial sobre como ajudar os indivíduos com dificuldades de aprendizagem a capitalizar suas potencialidades intelectuais, muitas vezes consideráveis, em vez de encará-los como vítimas de suas debilidades

Título: Crianças vítimas de abusos sexuais
Autor: MARCELINE GABEL
Editora:Summus
Sinopse Assunto que começa a vir à tona, à medida que a sociedade mais se preocupa com os problemas infantis. Este livro traz os conhecimentos necessários para a compreensão do abuso sexual, evidenciando fatos para o seu estudo aprofundado. O leitor encontrará a variedade de atitudes das crianças e adolescentes vítimas de abusos sexuais, discussão sobre o tabu do incesto e sobre a psicopatologia dos praticantes de tais abusos.

Título: CRIANÇAS VITIMIZADAS
A SINDROME DO PEQUENO PODER
Autor: Maria Amélia Azevedo/Viviane Nogueira de Azevedo Guerra
Editora:Iglu
Sinopse tema da violência física e sexual contra crianças e adolescentes traz à tona interrogações importantes sobre seus fundamentos teóricos, seus aspectos médicos e psicológicos e sobre os caminhos da intervenção. 'Crianças Vitimizadas - A Síndrome do Pequeno Poder' representa um dos resultados do trabalho efetuado pelo comitê de Consultores da Rede Criança, programa desenvolvido pela Secretaria de Estado do Menor em São Paulo.